Blog
Manta Agrotêxtil - Túnel Baixo de TNT
Hoje nosso tema é uma inovação que está tornando possível baratear muito a produção de couve, brócolis, repolho, tomate e outras culturas que sofrem muito com ataques de insetos.
Tô falando do Túnel Baixo de TNT, l e veja se isso vale a pena na área.
Repolho usado Manta Agrotextil em todo manejo. SemearTec 2022.
“Mas eu já ouvi falar nisso aí, não é aquele negócio que o pessoal bota um pano por cima do canteiro e fica parecendo como se fosse uma estufa?”
É, simplificando muito é isso aí. Veja, o Túnel Baixo de TNT, ou, o nome mais bonito, Manta Agrotêxtil, é um tipo de cultivo protegido que serve tanto para evitar pragas como para evitar grandes estragos com as chuvas.
Ou seja, tudo que for de praga que se propaga pelo ar, como broca, mosca branca, traça, insetos voadores principalmente, esse tecido consegue evitar a basicamente zero a proliferação, porque ela cobre o canteiro inteiro sem deixar brecha pra esses insetos entrarem. Evitando assim, gasto com veneno e mão de obra. Isso, quando é bem feito.
- Se não for bem feito, não tem quem ajude, infelizmente.
E esse TNT que é usado não é o mesmo de usar pra fazer roupa não, é um TNT específico para agricultura, não inventa de botar TNT de roupa isso que não dá certo. O TNT agrícola, é mais fino que o normal, pra permitir a entrada de luz pras plantas, e varia de acordo com gramatura que você escolha. O que vai definir se vai ser mais fininho ou mais grosso um pouco é a gramatura, que isso vai influenciar tanto na quantidade de luz que entra, quanto na retenção de temperatura dentro do canteiro. No nosso caso, a gente usou aqui no SemearTec, em Arapiraca, Alagoas, uma gramatura de 20g/m, que foi a mais fina.
Mas tudo tem seus prós e seus contras que é importante a gente pesar antes de colocar na nossa área. Então vou falando primeiro das vantagens, depois dos contras, e depois o veredito. Pra você decidir também se vale a pena no seu caso.
- Prós
O uso ideal desse cultivo protegido é para brássicas: couve-folha, couve-flor, brócolis, couve chinesa (acelga), ou seja, folhosas que são altamente atacados pela traça das crucíferas, que quem planta tem até medo desse nome porque o estrago que ela faz é grande e é difícil de controlar. A gente pode até fazer um vídeo sobre isso depois, que essa ataca a couve mesmo precisa de um macete específico pra pegar ela porque ela se esconde na maioria das vezes atrás da folha, na parte de baixo. Em pequenas áreas, com poucas plantas você até consegue controlar com uma solução orgânica ali passando com um borrifador em baixo de cada folha, demora muito, mas dá pra fazer assim. Agora em grandes áreas faz-se uso de pulverização, que geralmente é de cima para baixo, precisa de um cuidado maior, ou um bico de pulverizar específico pra pegar de baixo para cima de forma eficiente.
Mas muitas das vezes, quando nota-se que a roça está infestada, já é perda total, porque esse inseticida, seja orgânico ou químico, atua para prevenir a infestação. Uma vez infestado já tem ovos dessa praga em todo lugar, até no solo a traça coloca ovos. Por isso que quando dá muito nem vale a pena continuar com a roça.
E o Túnel Baixo já é uma mão na roda pra isso, porque, quando bem-feito, ele deixa a couve ali isolada do resto do mundo. Vocês veem aqui pelo vídeo que fica basicamente uma estufinha mesmo, e a intenção é essa, que a praga não consiga chegar ali. É como se fosse um mosquiteiro, sabe? Aquele negócio que botava em cima da cama não chegava um bixo pra te morder de noite? Aquilo era bom demais, é o mesmo sistema, é a mesma lógica. Porque, isso é um detalhe importante, depois de você instalar o TNT e fechar ele, é tchau e bença. A intenção é que ele fique fechadinho, protegendo 24h, vou me aprofundar nisso daqui a pouco.
Outro fator positivo é a proteção contra as chuvas. O TNT fica erguido num arco, como se fosse uma estufa, o que dá a ele também a característica de fazer um bom escoamento de água, porque o TNT não é que nem um algodão que encharca com água, ensopa, não, não é meio hidrofóbico, não absorve água. Só passam por ele pequenas gotículas, como as de uma pulverização por exemplo. E culturas que sofrem muito com a chuva, ou não com a chuva necessariamente, mas porque a chuva abre uma porta de entrada para virose e outras bactérias, isso não vai acontecer, porque o que estiver naquele canteiro nem vai sentir a chuva. O que é muito positivo para tomate, que não pode ver chuva, para couve-flor, couve-brócolis, que sofrem mais com isso.
Nesses pontos positivos você viu a proteção que ele oferece, contra pragas e a chuvas. Mas essa proteção tem um jeito específico de se trabalhar, que requer uma mudança de hábitos muitas vezes. Vamos agora falar dos contras, não porque são efeitos negativos, mas são cuidados para que esse sistema funcione.Tem gente que acha ruim, tem gente que acha bom, não dá pra agradar todo mundo.
Contras
Primeiro ponto, que falei anteriormente foi o fator de que uma vez que você colocou o Túnel Baixo de TNT é tchau e bença. Isso porque pra ele funcionar da maneira devida você tem que deixar ele fechado a todo tempo. Isso pode ser negativo porque te limita a fazer algum tratamento no canteiro. Como limpar mato, fazer adubação de cobertura. Você pode até abrir alguma vez, rapidinho, é até bom que você abra pra olhar se não entrou algum inseto por alguma brecha que você não viu, e ele tá lá dentro fazendo a festa e tomar alguma providência. Mas abrir várias vezes vai causar o seguinte: tanto não vai funcionar pra evitar praga, como você vai estragar o TNT, porque ele não feito pra ficar mechendo, ele se rasga com facilidade. Se tiver animais na propriedade, tome o maior cuidado do mundo.
E por conta desse fator, vem o segundo ponto, é recomendado você tem um sistema ou de aspersão ou de gotejamento no canteiro, porque isso torna possível você fazer fertirrigação, já que você não vai poder ficar abrindo e fechando pra fazer adubação de cobertura lá dentro. A gente tá falando de otimizar a produção.
Esses são os dois contras que a gente elencou. Que, pensando no que a gente economizou de produto e dor de cabeça, pra passar pulverização altas horas da noite, pra ver se controla a praga, valeu muito a pena. A gente ainda passou produtos na pulverização com a finalidade de prevenir, porque, melhor prevenir do que remediar. E é importante ter um plano B. Mas uma coisa é certa gastamos bem menos produto.
O custo inicial é mais caro. O metro desse TNT que a gente usou tá de 3 reais, e o arco a gente fez artesanalmente mesmo, um vergalhão no meio de um cano de 32mm, e pronto. Mas se você produz muito, ou pouco, a certeza é que você vai se preocupar bem menos com isso, e gastar bem menos produto, isso se gastar.
Você já viu um desse na sua região? Conta aqui nos comentários.
Veja nosso vídeo sobre o tema clicando aqui.